Ipremm busca soluções para rombo financeiro com a ajuda de vereadores

por admin publicado 10/11/2017 13h47, última modificação 17/11/2017 12h35
Em reunião solicitada pela presidente do instituto, novas alternativas de solução para a crise econômica foram apresentadas aos vereadores, pela equipe técnica especializada do Ipremm

Com o intuito de reestruturar, financeiramente, o Instituto de Previdência Social de Marília (Ipremm), a presidente Mônica Regina Silva, o assessor especial da presidência, Fausto Augusto Rodrigues e o supervisor da divisão de finanças e gestor de investimentos do instituto, Fabiano Monteiro Mariúcio, reuniram-se com o presidente da Câmara, delegado Wilson Damasceno (PSDB) e vereadores, no final da tarde desta quinta-feira, 9.

Durante a reunião, dois pontos específicos foram abordados pela equipe do instituto de previdência. Segundo Mônica Silva, o Governo Federal dividiu algumas atribuições (que antes eram somente do Ministério da Previdência Social) entre Previdência e Fazenda. Com isso, alguns procedimentos como o processo de parcelamento, por exemplo, ficaram mais morosos. "Estamos encontrando para liberar o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) e Compensação Previdenciária (Comprev), em razão de problemas que tivemos com os fundos de investimentos. A homologação de parcelamento que levava, no máximo, uma semana está demorando dois meses", disse.

Silva também explicou que para haver a reestruturação financeira, será necessário estabelecer algumas ações. "Estamos propondo um leilão de imóveis e a reestruturação do regime com alguns benefícios. A Câmara sempre demonstrou todo apoio ao Ipremm, no sentido de recompor a situação financeira do instituto. A gente nota uma preocupação muito grande dos vereadores", afirmou.

O vereador Luiz Eduardo Nardi (PR) participou da reunião e disse que as soluções apresentadas pela equipe do Ipremm, são viáveis. "A questão de aumentar o patrimônio do instituto através da venda de áreas dominiais, é uma boa alternativa. Neste caso, as áreas seriam vendidas para alocar recursos para o Ipremm fazer uma espécie de caixa. A questão da segregação também achamos viável, mas sabemos que não é uma coisa simples de ser compreendida, mas é um outro caminho. Há também, a tentativa de homologar o parcelamento que já foi feito e autorizado junto ao Ministério da Previdência, mas que precisará de uma intervenção nossa, através dos parlamentares dos partidos, para se dar curso a isso, até porque, o Ipremm já vem pagando as parcelas e não teve isto homologado. Com o CRP não vai se perder recursos, a partir de convênios

O vereador Albuquerque (PRB) afirmou que o leilão de áreas dominiais desocupadas pode ser uma boa alternativa. "Tudo que foi exposto pela presidente do ipremm mostra que sua equipe está preparada para dar vida nova para ao instituto e dar uma resposta positiva para os nossos aposentados e servidores públicos. Na prática, a discussão está sendo bem conduzida e as ações propostas, principalmente em relação aos leilões de áreas públicas, vão precisar ser analisadas com bastante cuidado. A gente sabe que muitas dessas áreas estão abandonadas e se servirem para reestruturar o ipremm, temos que apoiar esta ação", enfatizou Albuquerque.

Para o vereador Danilo da Saúde (PSB) as propostas foram bem elaboradas e precisam ser implantadas. "Pelo que foi exposto pela equipe e pela presidente Mônica, observamos que existem alternativas cabíveis, que serão estudadas por todos os vereadores e que provavelmente terão nosso apoio. Até porquê, precisamos reestruturar o Ipremm, de maneira que os servidores e aposentados não sejam penalizados de forma alguma e que tenham seus direitos assegurados. Este é nosso papel e o exerceremos da melhor forma possível", destacou Danilo.

Participaram da reunião também a vereadora Professora Daniela (PR), e os vereadores Maurício Roberto (PP), João do Bar (PHS) e Evandro Galete (Podemos).